AbortoAconteceNOTICIASPolêmicaVideo

Vídeo de comemoração da aprovação do aborto viraliza e gera debate

Guardadas as proporções, Brasil e Irlanda possuem semelhanças em sua tradição católica. O referendo realizado na sexta-feira, 25 de maio, tinha como objetivo descobrir qual a vontade da população sobre a descriminalização do aborto no país.

No sábado, 26, a Comissão encarregada da contagem divulgou que 66,4% dos eleitores irlandeses apoiaram a revogação da emenda da Constituição, que protege o direito à vida da mãe e do nascituro, enquanto 33,6% votaram contrários.

Após essa decisão, o governo da Irlanda irá modificar as leis para permitir o aborto até 12 semanas de gestação, chegando até 24 semanas em alguns casos. Foi uma grande derrota para os bispos do país, que vinham fazendo campanha.

Entre as muitas explicações para a mudança de opinião da população – que havia rejeitado a ideia em outros referendos – está a comprovação que as ONGs que dizem defender os “direitos das mulheres” e “direitos reprodutivos” tiveram êxito na maneira como apresentaram para o grande público o aborto como uma “questão de saúde pública” e não como assassinato de bebês.

Algumas páginas brasileiras estão divulgando um vídeo que se tornou viral esta semana. No momento em que é anunciada a aprovação do aborto, centenas de mulheres comemoram a provação, muitas até choram de emoção.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Fechar
%d blogueiros gostam disto: