Isaque foi o filho de Abraão e o pai de Jacó. Ele foi um dos patriarcas da nação de Israel, o herdeiro prometido a Abraão.

O filho da promessa

Deus prometeu um filho a Abraão. Mas Abraão e Sara riram da ideia, porque os dois estavam muito velhos para ter filhos. Quando Abraão tinha 100 anos de idade e Sara tinha 90, Isaque nasceu (Gênesis 21:1-3). Isaque significa “ele riu”

Isaque era o herdeiro de tudo que Abraão tinha: seus bens, sua posição social e sua promessa de Deus de que seus descendentes se tornariam uma grande nação. Mas, quando Isaque ainda era jovem, Deus mandou Abraão sacrificar seu filho. Abraão amava muito Isaque mas ele decidiu obedecer a Deus, crendo que Deus o poderia ressuscitar (Hebreus 11:17-19).

Enquanto subiam o monte chamado Moriá para oferecer o sacrifício, Isaque perguntou a seu pai onde estava o cordeiro que iriam matar. Abraão lhe disse que Deus iria providenciar o cordeiro (Gênesis 22:7-8). Abraão atou Isaque e o colocou no altar para o matar. Mas Deus impediu Abraão de matar Isaque e lhe providenciou um carneiro para o sacrifício. Então Abraão e Isaque voltaram para casa.

Isaque e Rebeca

Quando Isaque tinha 37 anos, sua mãe morreu. Ele ficou muito triste mas, três anos depois, ele ficou consolado, quando se casou com Rebeca (Gênesis 24:67). Isaque amava Rebeca muito e nunca houve outra mulher na sua vida. Algum tempo depois, Abraão morreu e Isaque herdou toda a riqueza de seu pai (Gênesis 25:11).

Isaque foi viver entre os filisteus mas teve medo que o poderiam matar para ficar com sua esposa bonita. Por isso, ele mentiu e disse que era sua irmã. Um dia o rei dos filisteus viu Isaque acariciando Rebeca e o repreendeu por seu engano (Gênesis 26:9-10). O rei protegeu Isaque mas o povo ficou com inveja dele porque era muito rico e Deus o fazia prosperar em tudo que fazia. Isaque saiu dali mas Deus lhe disse para não ter medo (Gênesis 26:24-25).

Conflitos na família

Rebeca era estéril, não podia ter filhos. Então Isaque orou por ela e, 20 anos depois do seu casamento, ela engravidou e teve gêmeos: Esaú e Jacó. Isaque preferia Esaú mas Rebeca preferia Jacó (Gênesis 25:27-28). Isso gerou rivalidade e conflito na casa de Isaque.

Quando Isaque estava velho e cego, ele chamou Esaú para o abençoar. Enquanto Esaú se preparava, Jacó tomou o lugar de seu irmão e enganou Isaque. Pensando que era Esaú, Isaque abençoou Jacó e o tornou seu herdeiro. Quando Isaque descobriu que tinha sido enganado, ele não retirou sua bênção de Jacó mas reconheceu que tinha que ser assim (Gênesis 27:33). Era a vontade de Deus.

Jacó fugiu de casa, por causa do ódio de seu irmão. Ele apenas voltou muitos anos mais tarde, quando Rebeca já tinha morrido. Isaque morreu algum tempo depois do retorno de Jacó, com 180 anos de idade (Gênesis 35:27-29). Ele ficou conhecido por ser um homem de paz, que tinha fé em Deus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here