AcontecePolêmicaÚLTIMAS

“Gênero X” poderá ser opção em certidões de nascimento de Nova York

Proposta do Departamento de Saúde é que haja um “terceiro sexo”

Pessoas nascidas em Nova York poderão em breve ter a opção do “terceiro sexo”, ou simplesmente “X”, que não seria nem masculino nem feminino.

O Departamento de Saúde da cidade estuda uma proposta que busca criar essa nova categoria nas certidões de nascimento daqueles que não se identifiquem com o gênero com o qual foram registrados.

O prefeito democrata Bill de Blasio, do partido de Obama, disse que a terceira categoria seria “mais inclusiva” e “enviariam ao mundo uma forte mensagem de que governamos para todos”. A votação do Conselho da Cidade, equivalente à Câmara dos Vereadores no Brasil, será em setembro, mas há fortes indícios que a proposta irá passar.

Além disso, há uma emenda na lei em Nova York para que os transexuais não precisem mais apresentar uma carta do médico ou um documento emitido por um profissional dos serviços de saúde para poderem mudar o nome na certidão.

As mudanças em Nova York, uma das cidades mais famosas do mundo, com um governo progressista, poderá influenciar outras. Há leis semelhantes de inclusão do “terceiro gênero” em três estados: Califórnia, Washington e Oregon.

A proposta foi anunciada neste que é o “mês do orgulho gay” nos EUA.

“O mês do orgulho gay é uma época para comemorar o quão longe chegamos na luta pela igualdade e reafirmar o nosso compromisso de proteger todos os cidadãos da discriminação”, afirmou o prefeito em um comunicado.

Com informações NY Times

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Fechar