DestaquesMídia

Em nova HQ, Batman revela por que perdeu a fé em Deus

Herói revela que não é mais um cristão

Batman sempre foi um super-herói sombrio, sendo chamada constantemente de “O cavaleiro das trevas”, título que incomodava alguns cristãos. Em sua mais recente história em quadrinhos, pela primeira vez declara que abandonou a fé cristã.

O número 53 da nova série do herói publicada pela DC, mostra o bilionário Bruce Wayne conversando uma mulher sobre a cruz no colar dela. Imagens da revista, publicadas pelo site Inverse.com mostram que o diálogo dos dois aborta fé/descrença, assunto raro em histórias de super-heróis.

Em imagens que lembram um flashback, Bruce revela que abandonou o cristianismo quando ainda era criança. As cenas mostram seu pai, Thomas Wayne, levando o filho à igreja e lhe ensinado sobre o cristianismo.

Contudo, quando seus pais foram assassinados, ele deixa de acreditar.

“Você acredita em Deus?”, pergunta uma mulher a Wayne.

“Eu costumava acreditar”, responde Batman. “Meu pai era cristão. Ele me falava sobre a alma imortal, o céu, o Pai e o Filho. Sobre entregar tudo ao Senhor, confiando nEle em todos os momentos. Ele queria que eu acreditasse também…. Íamos à igreja. Ele me contou todas as histórias. Conversamos muito sobre o que podemos controlar, o que não podemos.”

No momento em que seus pais morrem, assassinados por um ladrão em um beco de Gotham City, o menino Bruce muda sua perspectiva. “Eu deixei de acreditar em uma divindade e em qualquer coisa que meu pai achasse que poderia salvá-lo”

Em seguida, questiona por que Deus deixou seus pais morrerem. Encerrando o diálogo com a mulher com a cruz no pescoço, resume: “Eu saí de Gotham. Por um tempo. Procurei algo sólido para colocar minha fé.”

Embora não mencione isso, os desenhos mostram que ele se referia ao momento em que ele se tornou o Batman.

Fé dos heróis

Os roteiristas de quadrinhos via de regra evitam abordar assuntos religiosos nas histórias, desde que os heróis da DC foram criados, na década de 1930. Mas este ano o tema foi tratado de maneira clara na revista do Super-homem.

O número 41 de “Superman”, lançado em fevereiro nos Estados Unidos, traz um diálogo dele com o seu filho Jonathan (Jon) enquanto ambos tentam salvar o planeta Galymayne da destruição. O roteiro, escrito por James Robinson, mostra o super-herói discutindo sua crença em Deus com o menino, que faz parte do reboot do personagem.

Com informações: gospelprime

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Comentários no Facebook

Fechar